CONTADOR desde 01 de Setembro

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

“Jesus Filho de Davi”

      Apresento agora outro fato curioso a respeito do assunto: Os evangelhos não apresentam Maria mãe de Jesus como descendente do Rei Davi. Ser descendente da casa real de Davi por Salomão é pré requisito básico para o pretenso messias. Maria é aparentada com Isabel que era da linhagem levítica (Lucas 1:5,36) “das filhas de Aarão”, assim Jesus seria no máximo sacerdote se considerarmos sua linhagem materna, sua paternidade é atribuída ao Espírito Santo como sabido, o que não lhe confere nenhum direito ou dever tribal.


A opinião cristã sobre o fato de Jesus não ser descendente legítimo do rei Davi é que isso não é importante, pois afinal de contas ele, Jesus, é o próprio Deus e Deus pode tudo. O problema é que se assim considerarmos anulamos os escritos a respeito do verdadeiro messias que viria da casa real, da tribo de Judá e tomamos Deus e a bíblia por mentirosos, pois Deus em diálogo com Davi lhe prometeu que nunca lhe faltaria sucessor no trono de Israel. Não obstante a isso ainda nos deparamos com o fato do pai adotivo (José), o único descendente de Davi na família, não poder legar sua semente genética ao messias pois entre seus ancestrais encontram-se nomes sobre os quais a bíblia registra que jamais, eu disse jamais,teriam descendentes que ascenderiam ao trono, que dirá ser de fato o messias.


Aceitando tal opinião de que a genealogia do messias não é importante anulamos o valor dado a humanidade dos personagens bíblicos e criamos seres míticos tal como encontramos em mitologias como a Indu, grega, romana, celta, etc. Qual a diferença em termos mitológicos entre Hércules e Jesus? Os dois nasceram do relacionamento de uma mulher com um Deus; Os dois eram semideuses; os dois tiveram doze trabalhos (Jesus com os discípulos); os dois eram cabeludos e de olhos azuis.


O fato é complexo, pois a narrativa sobre o nascimento de Jesus, como descrevo em outro artigo, dá ênfase a um evento metafísico e transcendente o que foge ao padrão bíblico-judaico anterior. O nascimento virginal, ou pelo menos a tentativa de assim caracterizá-lo, tenta suplantar as discussões a respeito da linhagem davídica do messias, pois afinal de contas foi o Espírito Santo quem gerou em Maria, uma virgem, o menino (embora já discutido a veracidade de tal fato). De outra forma se considerarmos José como pai legítimo de Jesus, o que lhe daria o status de “Filho de Davi”, além de impossibilitar sua ascensão ao trono de Israel também colocaria na berlinda os autores dos evangelhos que disseram que o mesmo nascera da virgem Maria. O que dizer de Paulo (o apóstolo) que afirma que Jesus é filho de Davi na carne (Romanos 1:3)? Quem é o esquizofrênico do Novo Testamento, Paulo que afirma ser Jesus filho de Davi na carne ou Mateus e Lucas que dizem ser do Espírito Santo?


Afinal de contas, Jesus é filho de José ou do Espírito Santo? E como a semente de Davi foi para em Jesus? E se ele não é descendente de Davi pela carne como pode ser o messias? E se não é o messias quem ele é? Qual será o mistééééééééério de Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário